Licenciamento Digital no Detran SP – Como vai funcionar?

O licenciamento é um dos impostos obrigatórios a serem pagos anualmente por donos de veículos no Brasil. É também conhecido como CRLV e seu pagamento é extremamente importante. O não pagamento do imposto pode gerar a cobrança de multas, além de taxas e juros, pois o documento é um dos que são imprescindíveis para a circulação dos veículos.

No estado de São Paulo a emissão do licenciamento anual (CRLV) será digital a partir de 09 de maio de 2020. O download e a impressão do CRVL estarão disponíveis diretamente no portal do Detran.SP, pelo aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito”, após o pagamento da taxa de licenciamento no sistema bancário.  

Condições

  • O serviço deve ser realizado de acordo com o calendário de licenciamento ( o prazo-limite para o pagamento regular é a partir de abril para veículo de passageiros, reboque e semirreboque e a partir de setembro para caminhões).
  • O veículo deve ser registrado em um município do Estado de São Paulo.
  • O pagamento deve ser realizado sem a taxa de postagem antes da data limite.
  • O veículo não deve apresentar nenhuma restrição judicial ou administrativa que impreça o licenciamento (como falta de transferência, apreensão, registro de furto ou roubo, entre outras)
  • Quaisquer débitos do veículo devem ser quitados (como IPVA, multas, Seguro Obrigatório DPVAT, etc)
  • O veículo deve ser emplacado com placas de 3 letras (Caso contrário, deve ser providenciado novo registro pelo proprietário, com nova numeração da placa)
  • Caso o veículo seja movido a gás natural (GNV), é necessário obter o Certificado de Segurança Veicular (CSV) do estado de São Paulo, no ano corrente.
  • Veículos com bloqueio judicial ou administrativo, assim como veículos de entidades ou órgãos oficiais devem fazer o licenciamento nas unidades de atendimento.

Quando solicitar – De acordo com o final da placa 

Veículo de passageiros, ônibus, reboque e semirreboque

O pagamento pode ser realizado a partir de abril para qualquer final de placa. Caso não seja realizado até o último dia útil do mês correspondente ao final da placa, estará sujeito a multa e juros

O documento deve ser impresso até o final do período de licenciamento de seu veículo. A partir do primeiro dia do mês seguinte o veículo só pode circular com o novo licenciamento em mãos do motorista.

Caminhão

Da mesma forma que para os carros, o pagamento pode ser  realizado a partir de setembro para qualquer final de placa. Caso não seja realizado até o último dia útil do mês correspondente ao final da placa, estará sujeito a multa e juros

O documento deve ser impresso até o final do período de licenciamento de seu veículo. A partir do primeiro dia do mês seguinte o veículo só pode circular com o novo licenciamento em mãos do motorista.

Quem solicita e onde solicitar?

Para veículos em nome de pessoa física, o licenciamento deve ser solicitado pelo proprietário. Para veículos em nome de pessoa jurídica,  proprietário ou representante legal da pessoa jurídica.

O serviço é prestado online via sistema bancário (internet, caixa eletrônico ou agências bancárias) e o documento pode ser baixado ou impresso diretamente do portal do Detran.SP, aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito” do governo federal ou portal de serviços do Denatran.

Passo a passo

Verifique débitos e impedimentos

Consulte no link a seguir eventuais débitos do veículo: https://www.ipva.fazenda.sp.gov.br/ipvanet/

Caso haja débitos, eles devem ser pagos

Verifique no link a seguir se existem impedimentos à realização do serviço: https://www.detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/cidadao/veiculos/servicos/pesquisaDebitosRestricoesVeiculos

Pague a taxa de emissão do novo CRLV com o número do Renavam

O sistema bancário informará os possíveis débitos referentes ao seguro obrigatório (DPVAT), multas e IPVA. Havendo débitos, é necessário efetuar o pagamento.

Acesse o documento

O documento pode ser baixado ou impresso pelo portal Detrn.SP, aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito” do governo federal ou portal de serviços do Denatran.

A impressão deve ser em papel A4
No caso de pessoa jurídica, não pode ser acessado pelo aplicatvo CDT.

A taxa de emissão do CRLV é de R$ 93,87

Para mais informações acesse:

https://www.detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/cidadao/veiculos/fichaservico/Licenciamento/licenciamento%20digital/b3fba327-cd93-44cd-b0ef-4794f9ce068f/

Comente