Detran SP → Consulta, Multas, IPVA, DPVAT, Licenciamento, Simulado

O Detran SP é o órgão que é responsável por fiscalizar o trânsito de São Paulo, emitir documentos inerentes e formar condutores. Por isso, é no Detran SP em que se poderá fazer a consulta e pagamento dos principais impostos do ano.

No site oficial do Detran SP oferece diversos serviços para a população, vários deles em seu site oficial.

A seguir, falamos mais sobre esses serviços e como utilizá-los online e com total praticidade. Acompanhe!

Principais serviços do Detran SP 2021

  • Detran SP: o departamento do estado de São Paulo é onde o motorista precisa se dirigir caso queira resolver alguma questão sobre seu automóvel, CNH ou demais questões.
  • Site Detran SP: o local do qual o motorista pode fazer uma consulta mais fácil de todos os serviços disponíveis, basta ter alguns documentos e pronto.
  • DPVAT: conhecido como o seguro para danos causados em possíveis acidentes com vítimas no trânsito, é muito importante como forma de prevenção e para cobrir custos.
  • Licenciamento: outro documento que precisa ser regularizado por meio do pagamento do imposto, o licenciamento é o que comprova que seu automóvel está em condições para circular.
  • IPVA: conhecido como o imposto mais alto cobrado anualmente, ele é destinado para que os condutores possam contribuir com o estado e município.
  • Renavam: conhecido como o registro geral do carro, por ele o motorista poderá ter informações completas sobre multas passadas, possíveis danos e muito mais
  • Simulado: para aqueles que querem passar no teste teórico do Detran porém precisam estudar mais, o simulado é uma forma simples e rápida de alcançar bons resultados.

Consulta Detran SP

O serviço de consulta Detran SP é dedicado à verificação da existência de débitos, restrições e vistorias, seja em seu próprio veículo ou de terceiros. Trata-se de uma função que pode ser realizada pessoalmente ou online. Veja, logo abaixo, como realizar o serviço pela internet:

1- Acesse a página de consulta de débitos e restrições do site do Detran SP,

2- Selecione “seu veículo – débitos, restrições e vistorias”,
Consulta Detran SP

3- Caso tenha cadastro, informe seu CPF ou CNPJ e senha de acesso. Se não tiver, realize um,

4- Informe a placa e Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), dado que pode ser verificado no canto superior do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos.
Consulta Detran SP

5- Selecione a caixa de recaptcha, para validar seu acesso,

6- Clique em “avançar”.
Consulta Detran SP

A página será atualizada e trará informações inerentes a débitos e restrições do veículo. Em alguns casos, haverá orientações para sanar as pendências, facilitando esse trabalho.

Como consultar multas no Detran SP?

Além da consulta de débitos e restrições, também é possível verificar a existência de multas. Abaixo, indicamos como realizar essa consulta específica no site do Detran SP. Acompanhe:

1- Acesse a página de serviços online do Detran SP,

2- Em “infrações”, clique em “consulte suas multas ou solicite uma segunda via”.
Como consultar multas no Detran SP

3- Clique em “consulte as notificações e autuação do Detran SP”,

4- Em “pesquisa por placa”, informe da placa de seu veículo.
Como consultar multas no Detran SP

5- Selecione a caixa de recaptcha, para autenticar seu acesso,

6- Clique em “pesquisar”.

Detran SP: IPVA, DPVAT e Licenciamento

O proprietário do veículo consegue acessar online informações sobre o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) e licenciamento.

Para isso, siga as recomendações abaixo:

1- Acesse a página de consulta disponível no Detran SP,

2- Em “consulta de débitos do veículo”, clique em “consultar”.
Como acessar o IPVA, DPVAT e licenciamento

3- Informe o Renavam e a placa do veículo.
Como acessar o IPVA, DPVAT e licenciamento

4- Selecione “não sou um robô”, para validar seu acesso,
Como acessar o IPVA, DPVAT e licenciamento

5- Clique em “consultar”.

O resultado da consulta trará informações sobre débitos relativos a IPVA, multas de trânsito, CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), taxa de licenciamento e seguro DPVAT.

Será possível verificar valores, prazos máximos de pagamento, status das taxas, entre outros dados, viabilizando um acompanhamento e verificação mais geral do veículo.

Simulado online Detran SP

Está em processo de tirar a primeira habilitação ou renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação)? Neste caso, saiba que o Detran SP oferece um serviço de simulado online de provas.

Funciona da seguinte maneira: o simulado envolve somente a prova teórica e o usuário deve utilizar o teclado virtual para responder as questões disponibilizadas no site. Para usar o serviço é simples, como indicamos a seguir:

1- Acesse o Simulado Online Detran SP,

2- Selecione o tipo de prova que deseja realizar, se primeira habilitação, renovação ou ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor).
Simulado online Detran SP

3- Informe a senha gráfica exibida na imagem gerada pelo site,

4- Pressione o botão iniciar do teclado virtual.

É importante mencionar que o serviço, que é gratuito, utiliza questões de provas teóricas já aplicadas pelo Detran SP. Além disso, o tempo de resposta é exatamente o mesmo dado no exame oficial feito pelo órgão.

Caso tenha dificuldade de acesso do simulado online Detran SP, tente mudar de navegador. Segundo a própria página, a prova é melhor visualizada no Mozilla Firefox a partir da versão 3.

Aplicativos Detran SP

Curiosamente, boa parte dos serviços online do Detran SP estão disponíveis nos aplicativos do órgão, que podem ser baixados gratuitamente na loja de apps de dispositivos iOS e Android.

O usuário encontra dois aplicativos, o Detran SP (permite a solicitação de segunda via de CNH, consulta de pontuação, multas, débitos, entre outros) e o Simulado de Prova.

Quer baixar ambos os aplicativos? Acesse a loja de apps de seu dispositivo, pesquise por Detran SP ou Simulado de Prova e faça o download. Se precisar de mais informações sobre as ferramentas, clique aqui.

Comente