Leilões online de Carro – Dicas dos melhores e mais seguros. Não entre em uma fria!

Quer comprar um carro mas está com pouco dinheiro? Os leilões são uma ótima oportunidade para comprar veículos por um preço excelente, podendo sair por até 30% do valor de mercado, representando um desconto de 70% e uma grande vantagem para o consumidor, assim como para o revendedor, muitas das vezes.

Porém, nem tudo são flores. Existem pessoas mal intencionadas, e às vezes um leilão online pode ser uma fraude!  Em julho de 2020, por exemplo,  sites falsos de leilões do Detran foram descobertos por especialistas em segurança. Tais sites haviam feito mais de 52 mil vítimas, que adquiriram bens e não os receberam.

Quer saber descobrir como funciona essa modalidade de compra e conferir dicas para descobrir sites confiáveis de leilão online para adquirir um automóvel? Veja a seguir:

Medidas de segurança

Como descobrir se um site de leilão é seguro?

Antes de efetuar cadastro em algum site de leilão, fornecer dados pessoais como documentos e dados bancários, é necessário tomar algumas precauções de segurança. Primeiramente, cheque a reputação do site. Sites como o Reclame Aqui podem ser um ótimo indicativo para descobrir se há queixas de compradores enganados no site pesquisado. É importante verificar também se o site tem HTTPS (o que aumenta consideravelmente a segurança na transmissão de dados dentro do site) e se o endereço corresponde ao website real da ofertante. Tratando-se de um leilão de carros, é importante verificar e confirmar no site do Detran se o leilão realmente está sendo processado pelo leiloeiro designado pelo órgão. Leilões da Receita Federal são sempre realizados em sites hospedados no site oficial do órgão, o que pode ser facilmente confirmado.

Sites confiáveis

Sem dúvida, os sites mais confiáveis para comprar em leilões online são os sites próprios do Detran e da Receita Federal, órgãos oficiais do governo e com credibilidade para dar essa segurança. Porém, tomando as devidas precauções você não deve encontrar problemas ao participar de leilões.

Os leilões online ja vinham sendo praticados, de forma bastante popular, antes mesmo da pandemia de Covid-19, o que só fez essa modalidade aumentar ainda mais, sendo a exclusiva até pouco tempo. São uma ótima opção pela rapidez e a economia em relação aos leilões realizados em praças públicas. As regras de participação são bastante parecidas com os leilões convencionais, com a habilitação dos interessados em participar no site do leiloeiro designado e oferta de lances online.

Para leilões da Receita Federal, são leiloados produtos apreendidos ou abandonados em alfândegas, sendo eles de origem clandestina ou pelo não pagamento de impostos. Para participar do leilão é necessário ter um certificado digital valido, através do qual pode-se acessar o Sistema de Leilão Eletrônico do e-Cac da Receita, onde são feitos os lances. Importante ressaltar que as normas da Receita Federal impedem a revenda dos produtos adquiridos, que devem ser exclusivamente para uso pessoal. Nos leilões da Receita, é preciso enviar sugestões de valor por lote até a véspera do leilão; somente passam para a fase seguinte as sugestões com até 10% de diferença para a maior proposta.

Comente